Quarteto Maogani lança álbum gravado há dez anos na Califórnia com o pianista Sergio Mendes

por:em fevereiro 18, 2019

Até então inédito, disco tem músicas de Ary Barroso, Chico Buarque e Cole Porter

Radicado nos Estados Unidos desde a década de 1960, o pianista fluminense Sergio Mendes conheceu o Quarteto Maogani em 2001 em uma das vindas do artista ao Brasil.

Na ocasião, os violonistas mostraram a Mendes o arranjo que fizeram para Chovendo na roseira (Antonio Carlos Jobim, 1973), entre outras músicas.

Desde então encantado pelo toque clássico das cordas do quarteto carioca de violões, Mendes convidou o Maogani para tocar no álbum Timeless (2006) – disco que deu novo fôlego à carreira internacional do pianista pela renovação do som – e para participar de show.

A crescente admiração culminou com o convite para a gravação de um disco em conjunto. Juntos, Mendes e o Maogani selecionaram o repertório – formado basicamente por joias da música brasileira entre três standards da canção norte-americana – e fizeram os arranjos.

A pedido do pianista, os violonistas regravaram Chovendo na roseira, só que, desta vez, em registro cantado e turbinado com as vozes dos cantores Renato Braz e Mônica Salmaso.

Gravado em 2009 em estúdio da cidade norte-americana de Los Angeles, no estado da Califórnia, o álbum foi formatado com as participações dos músicos Airto Moreira (bateria e percussão), Hamilton de Holanda (bandolim), Justo Almario (flauta e sax) e Marcos Suzano (percussão).

Só que o disco, feito sem compromisso com a indústria fonográfica, acabou sendo arquivado e permaneceu inédito por dez anos.

Contudo, uma década depois, o Álbum da Califórnia – assim intitulado pelo Maogani – ganha lançamento em CD e em edição digital na próxima sexta-feira, 22 de fevereiro.

O lançamento foi possível porque Mendes presenteou o quarteto com o HD com todas as sessões de gravação no estúdio. De posse do material, o Maogani negociou a edição do disco com a gravadora Biscoito Fino.

Quarteto Maogani lança o 'Álbum da Califórnia' na próxima sexta-feira, 22 de fevereiro — Foto: Nana Moraes / DivulgaçãoQuarteto Maogani lança o 'Álbum da Califórnia' na próxima sexta-feira, 22 de fevereiro — Foto: Nana Moraes / Divulgação

Quarteto Maogani lança o ‘Álbum da Califórnia’ na próxima sexta-feira, 22 de fevereiro — Foto: Nana Moraes / Divulgação

Eis as músicas que compõem o repertório do Álbum da Califórnia:

1. I got rhythm (George Gershwin e Ira Gershwin, 1930)

2. Surfboard (Antonio Carlos Jobim, 1967)

3. Cravo e canela (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1971)

4. A ostra e o vento (Chico Buarque, 1997)

5. Frevo rasgado (Gilberto Gil e Bruno Ferreira, 1968)

6. The days of wine and roses (Henry Mancini e John Mercer, 1962)

7. Caçador de borboletas (Radamés Gnattali, 1947)

8. Chovendo na roseira (Antonio Carlos Jobim, 1973) – com Mônica Salmaso e Renato Braz

9. Folha morta (Ary Barroso, 1953)

10. Bananeira (João Donato e Gilberto Gil, 1974)

11. Easy to love (Cole Porter, 1936)

12. Cai dentro (Baden Powell e Paulo César Pinheiro, 1979)

13. Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá e Antonio Maria, 1959)

Fonte: G1